quinta-feira, 19 de maio de 2011

Presença da Coordenadora Regional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da DIREC 13 no Colégio Estadual Jornalista Fernando Barreto.


A convite da Direção do Colégio Estadual Jornalista Fernando Barreto, no dia 16 de maio de 2011, compareceu nessa Unidade Escolar a Professora Gerusa Bispo (Coordenadora Regional da EJA – DIREC13), onde reuniu-se com os Educadores da EJA com o objetivo de esclarecer sobre a utilização dos instrumentos do acompanhamento do percurso (Caderno de Registro do Percurso da Aprendizagem e Diário de Acompanhamento do Percurso) da Educação de Jovens e Adultos.
A educação de jovens e adultos é um processo extremamente complexo por lidar com pessoas com personalidades já estruturadas, vivências, hábitos, conceitos, visões de mundos diferentes e até antagônicas. As dificuldades e desafios a vencer são imensos e constantes. Dessa forma, há necessidade de um acompanhamento e avaliação permanentes, a fim de perceber, detectar as lacunas e desvios do programa e identificar as mudanças necessárias que permitam avançar.
O Caderno de Registro do Percurso da Aprendizagem e o Diário de Acompanhamento do Percurso são Instrumentos que ajudará a estruturar o trabalho pedagógico nos espaços reservados para a sistematização das aulas e para o registro do percurso da aprendizagem individual do(a) educando(a) nos Eixos Temáticos, possibilitando, assim, planejar as atividades semanais e acompanhar diariamente o processo da aprendizagem construído durante o Tempo Formativo.

Na EJA deve-se procurar avaliar o aluno de uma forma na qual ela possa acompanhar seu progresso, evidenciando assim seu nível de aprendizagem e tornando o aluno um participante ativo do processo de ensino-aprendizagem
Só temos a agradecer aos nossos professores que educando jovens e adultos investem e acreditam em sua capacidade de aprender e agradecer também, a Professora Gerusa pelo profissionalismo. Acreditamos que o apoio que é oferecido a nossa escola, nos ajudará a desenvolver um trabalho cada vez melhor, onde o nosso principal alvo é aumentar a qualidade do ensino público dos Jovens e Adultos do nosso município.

“Quem não sabe ler não vê, Não vê sua dignidade, não vê sua história, não vê o futuro, não vê o projeto social no qual está vivendo, não vê toda a exploração que está sofrendo, não vê a importância de se converter em um agente de seu próprio destino, em uma pessoa que deve tomar uma posição ativa na história”
(Cardenal, 1987, p. 85)

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